Em estreia amena na LaLiga, Real Madrid empata em 0 com a Real Sociedad

Para sua estreia no Campeonato Espanhol, Real Madrid viajou neste domingo (20) para San Sebastian enfrentar a Real Sociedad pela rodada 2 (clube não disputou a primeira rodada devido ao calendário apertado da UEFA e a falta de tempo proporcional de descanso). Com a missão de levar para casa os três pontos importantes nesse início de LaLiga, o atual campeão conduziu a partida de forma organizada e sem muito brilhantismo, com destaque ao retorno do jovem norueguês Martin Odeegard que estava emprestado. O jogo acabou em 0 a 0.

A surpresa já começou com Zinedine Zidane trazendo Odeegard no time titular e a ausência de Casemiro por opção técnica. O trio de ataque foi composto por Rodrygo, Vinicius e Benzema. A partida no país basco acabou por demonstrar como é importante para o elenco a função exercida por Toni Kroos em campo.

Com um time mais ofensivo, o Madrid iniciou com maior posse de bola, explorando mais as jogadas individuais com Vinicius Júnior. O primeiro lance de perigo veio aos 9 minutos com falta a favor do Madrid; encarregado de bater, Toni Kroos levantou para a grande área, porém o goleiro adversário defendeu. Outro lance perigoso aconteceu com 42 minutos, desta vez foi Courtois quem operou grande defesa vindo de uma finalização de Isak, atacante da Real Sociedad.

O destaque do primeiro tempo fica para a troca de passes do Real Madrid. Com total comando no Anoeta o time teve dificuldades em conseguir abrir o placar mesmo com toda a pressão imposta em cima do mandante. Colocar Toni Kroos como primeiro volante acabou por desfavorecer a criação coletiva do time, já que o alemão é extremamente importante para a distribuição de jogo entre os companheiros em campo. Com Kroos recuado o jogo para o Madrid fica dependente de performances individuais e o primeiro tempo com 70% de posse de bola e apenas um chute ao gol, fica claro como é ele quem dita o ritmo de criação.

A primeira parte do jogo terminou aos 45 minutos sem acréscimos, com três cartões amarelos distribuídos para Ferland Mendy e Barrenetxea e Muñoz da Real Sociedad. Foram mais de 70% de posse de bola para o time de Zidane, mas apenas 1 finalização no gol de 7 tentativas.

Toni Kroos contra a Real Sociedad em partida válida pela primeira rodada da LaLiga 2020-21. San Sebastian – Espanha, 20 de setembro de 2020. (Foto: Reprodução/Real Madrid)

Sem nenhuma alteração dos dois lados, o segundo tempo começou com a La Real se apresentando mais no campo adversário, demonstrando gostar do jogo imposto pelo Madrid, mesmo com o status inferior na posse de bola. Com poucos minutos do iniciado segundo tempo, o perigo veio com Barrenetxea que recebeu dentro da área, porém sua finalização para o lado esquerdo do gol de Courtois acabou indo para fora.

Os merengues manteram o jogo repetindo o mesmo ritmo do primeiro tempo, destaques individuais para Benzema e Vinicius Júnior, jogadores de velocidade que, em dupla, se acionavam pela esquerda. Contudo, a sólida defesa da Real Sociedad foi protagonista em não permitir que a bola chegasse em sua área com tanta profundidade.

Em uma medida para fortalecer o seu meio campo, Zidane decidiu colocar Casemiro aos 70 minutos, no lugar de Odeegard. Além do brasileiro também entraram Valverde e Marvin, joven canterano de 20 anos, nos lugares de Modrić e Rodrygo. E pouco antes de acabar o jogo, Vinicius Júnior saiu para a entrada de outro canterano, Sergio Arribas.

A partir dos minutos finais do primeiro tempo a Real Sociedad demonstrou solidez ofensiva e voltou no mesmo ritmo para o segundo tempo. Mesmo com a entrada de Casemiro, levando Toni Kroos de volta à sua função de ofício, o time permaneceu ameno na intensidade ofensiva, dando mais espaços para que o adversário se ajustasse ao jogo. A partida acabou empatada em 0 a 0.

//////// FICHA TÉCNICA /////////

Local: San Sebastian, Espanha
Estádio: Anoeta
Data e horário: 20/09/2020 às 21h horário local (16h horário de Brasília)
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Ramos, Varane, Mendy; Modric (Valverde), Kroos, Odeegard (Casemiro); Rodrygo (Marvin), Benzema, Vinicius Júnior (Sergio Arribas). Tec. Zinedine Zidane.
Real Sociedad: Remiro; Gorossabel, Elustondo, Le Normand, Muñoz; Portu, Guevara (González, Merino, Barrentxea (Bautista); Oyarzabal (Januzaj), Isak (David Silva). Tec. Imanol Alguacil

Foto destacada: Reprodução Real Madrid