Liga Iberdrola começa com “pré-El Clásico” entre Tacón e Barcelona

“Real Madrid” e Barcelona se enfrentam na primeira rodada da nova temporada do Campeonato Espanhol Feminino neste sábado, 7

Com 16 equipes e chegando a sua 32ª edição, a Liga Iberdrola 2019/20 começa neste sábado, 7 de setembro. Em sua estreia na primeira divisão do futebol feminino espanhol, o C.D. Tacón – que se converterá em Real Madrid Feminino em 1 de julho de 2020, enfrenta o Barcelona no Johan Cruyff, na Catalunha por volta das 13 horas pelo horário de Brasília. Barça TV e Real Madrid TV transmitem a partida pelo site oficial dos clubes.

Fazendo seu primeiro jogo pela Liga Iberdrola após ascender de divisão na última temporada, Tacón vem comandado por David Asnar e deve jogar no 4-3-3 já apresentado anteriormente. Dentre os destaques da equipe temos as brasileiras Daiane e Thaísa, além das suecas Asllani e Jakobsson e da francesa Kaci. Ambas contratações feitas para a temporada. Malena Ortiz, camisa 8, é a primeira capitã da equipe e está no clube desde sua criação. Vale um olhar atento às goleiras, Ana Valles, Yohana e Sara Ezquerro demonstraram muita vontade e talento, dificultando assim uma definição de titular da posição.

Pelo lado blaugrana a talvez melhor contratação da temporada no futebol feminino espanhol é a chegada de Caroline Graham, a norueguesa se junta ao grupo assim como Jeni Hermoso que volta pra casa. Ataque culé ganha um plus mas deve seguir trabalhando no 4-3-3, por vezes numa variação de 4-2-3-1. Lieke Martens fecha a trinca a frente do ataque, de um time que ainda conta com Putellas pelo meio campo.

Na atual temporada serão 106 jogadoras estrangeiras de 38 países diferentes jogando na primeira divisão na Espanha. Atual campeão, Atlético de Madrid é a equipe que mais tem jogadoras não espanholas, seguido de Sevilla e Sporting Gijon. Brasil e Argentina são os países que lideram essa lista.

Há algumas mudanças nas regras como a inclusão da quarta árbitra e a obrigatoriedade dos clubes de ter pelo menos três equipes de base ou incluir o nome das jogadoras nas camisetas.

Direitos de transmissão dos jogos

Apenas Barcelona, Bilbao e Tacón/Real Madrid não assinaram com a MediaPro para a transmissão dos jogos. Até segunda ordem, ou uma negociação com outra emissora, os clubes vão transmitir as partidas das quais são mandantes em suas tv próprias.