‘Rei dos Dribles’ da Europa, conheça os números que levaram Hazard ao Real Madrid

Eden Michael Hazard, 7 de janeiro de 1991 (28 anos) é o novo jogador do Real Madrd. Líder em dribles no futebol europeu desde a temporada de 2013/2014, nesta matéria vamos conhecer um pouco dos números que levaram o belga até a capital espanhola.

A descoberta de uma promessa

hazard-stade-brainois
O jovem Eden com a camisa do Stade Brainois. Onde tudo, de fato, começou. (Foto: Reprodução/Agradecimento/Panini)

Muitos conhecem Eden Hazard desde os tempos de Lille, porém, poucos sabem que antes de chegar ao Lille, Hazard jogou em dois clubes juvenis belgas, um deles, o clube do seu antigo bairro: Royal Stade Brainois. Cinco anos depois, foi transferido para o AFC Tubize. Infelizmente, não consegui encontrar registros/dados de quantidade de jogos, gols e assistências do Belga pelo clube. Recentemente, Hazard se tornou embaixador do Stade de Brainois.

Jogando pelo Tubize, Hazard foi descoberto por um olheiro do Lille, em um torneio local, após a competição os dirigentes do clube se reuniram com os pais do jogador, o que culminou em um contrato de três anos com o clube francês.

Três anos glamourosos na França

Eden Hazard estreou pelo Lille no dia 27 de setembro de 2007, em um amistoso contra o Club Brugge. Aproximadamente 1 ano depois, em partida válida pela League 1, o belga balançava as redes pela primeira vez em território francês: Contra o Auxerre no dia 20 de setembro de 2008.

Pelo Lille, Hazard conseguiu feitos maravilhosos logo em sua primeira temporada: Foi eleito o melhor jovem do ano da League 1, se tornando o primeiro não-francês a conseguir tal feito, Eden também conseguiu o marco de se tornar o jogador mais jovem da história do Lille a marcar um gol oficial.

Hazard e Tulio de Melo
No Lille, Hazard jogou ao lado do brasileiro Tulio de Melo. (Foto: Reprodução/Philippe Huguen/AFP/Getty Imagens).

Sua temporada de maior destaque jogando na França foi a 2010/2011, quando liderou o time em um doblete nacional: Ganhou a Copa Francesa, quebrando um jejum de 56 anos sem copa do LOSC, em cima do favorito PSG por 1×0 e, faturou a Liga Francesa com duas rodadas de antecedência, ficando 8 pontos a frente do segundo colocado. Dois feitos que o fizeram jogador do ano na França, mais uma vez sendo o jogador mais novo a vencer tal prêmio (20 anos).

Em 2011, Eden Michael acumulou um total de 49 partidas jogadas, marcando 22 gols e dando 19 assistências. Participando de gols em incríveis 41 das 49 partidas jogadas por ele.

Pelo Lille OSC, Hazard acumulou um total de 194 partidas, 50 gols e 46 assistências em três anos de clube. Sendo vendido ao Chelsea por 35M€, se tornando a venda mais cara da história do clube.

A seleção

Hazard estreou na seleção da Bélgica em novembro de 2008, em um amistoso contra a seleção de Luxemburgo. Mas só foi convocado para um torneio oficial somente em 2014 (Copa do Mundo), não rendeu o esperado e saiu da competição sem marcar gols ou dar assistências.

Na Eurocopa de 2016, Hazard participou de 5 gols em cinco partidas que disputou sendo 4 assistências e 1 gol marcado, foi eleito o Man of the Match por duas vezes no torneio, também completou 23 dribles, mais que qualquer jogador do torneio.

No Mundial de 2018, Eden se tornou o 4° jogador que mais completou dribles (40) em uma Copa do Mundo; ficando atrás de Maradona (56), Jairzinho (47) e Messi (46). Foi eleito o Man of the Match três vezes e ganhou a bola de prata do torneio, além de conquistar o terceiro lugar inédito na história da seleção.

Pela seleção, até a presente data desta publicação, Hazard têm 100 jogos e 30 gols, é o camisa 10 e também capitão da equipe.

A ida à Londres e a confirmação de um craque

28 de maio de 2012, Hazard assina contrato com o Chelsea e passa a ser jogador dos blues. Logo em suas primeiras partidas ele encanta os torcedores: Nos dois primeiros jogos somou um total de 4 assistências e um pênalti sofrido.

Logo em sua primeira temporada (2012/2013), o belga marcou 13 vezes, deu 21 assistências e de quebra ainda levantou a taça da Europa League.

Duas temporadas depois volta a levantar uma taça, dessa vez de um campeonato nacional: Premier League. Eden atuou em todas as rodadas do campeonato, fez 14 gols e deu 9 assistências. O belga voltaria a levantar uma Premier League na temporada 2016/2017, quando marcou 16 gols e deu 5 assistências.

Faturou duas copas nacionais pelo time londrino, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra, sendo seu título mais recente com a camisa azul.

Na temporada 2018/19, Eden Hazard fez 37 jogos, 16 gols e 15 assistências. Participando de 84% dos gols do time, faz um gol a cada 165 minutos e tem uma eficácia de 67% nos dribles por jogo.

Durante 7 temporadas no Chelsea, Hazard não conquistou títulos apenas em duas delas. Ao todo são 350 jogos, 108 gols e 84 assistências.

Na Liga dos Campeões

Por mais destaque que o belga tenha em competições nacionais e pela seleção, Eden não consegue repetir o alto nível das atuações em noites de Champions League. Com 44 partidas jogadas, o belga tem 8 gols marcados e 9 assistências dadas.

Anúncios
Marcado como: