Experiência ou jovialidade? Quem tomará conta da lateral-esquerda do Real Madrid

MADRID, SPAIN – MAY 19: Marcelo of Real Madrid during the La Liga Santander match between Real Madrid v Real Betis Sevilla at the Santiago Bernabeu on May 19, 2019 in Madrid Spain (Photo by David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)

Quando se pensa em Real Madrid, principalmente na hora de escalar o time titular, o nome do brasileiro Marcelo está sempre na ponta da língua. Não é pra menos, são 12 anos de clube e 20 títulos no currículo. Porém, nesta temporada que se encerrou, o lateral amargou bastante o banco de reservas sob o comando de Santiago Solari, que acabou deixando-o em segundo plano. Foram apenas 34 jogos na temporada, juntando LaLiga, Champions, Copa do Rei, Super Copa e Mundial. Sua última temporada com menos de 40 jogos no ano, tinha sido em 2013/2014, com 39.

Marcelo esteve longe de repetir suas melhores atuações que o colocaram entre os melhores do mundo. Ao longo da temporada, o brasileiro cometeu várias falhas defensivas que comprometeram a equipe e acabou perdendo a confiança de Solari. Os problemas físicos também o prejudicaram bastante. A torcida merengue também perdeu a paciência com a já conhecida deficiência defensiva do camisa 12. O lateral chegou a ser vaiado algumas vezes no Santiago Bernabéu nos últimos meses.

E quem acabou ganhando a vaga do astro brasileiro promovido pelo então técnico Santiago Solari, foi Sergio Reguilón, logo em seu primeiro ano na equipe principal. Ele fez 22 jogos, divididos entre LaLiga, Champions e Copa do Rei. Antes, jogou pelo Castilla e foi emprestado ao Logroñés. O jovem espanhol é cria da categoria de base e tem apenas 22 anos. Porém, apesar de talentoso, Reguilón foi utilizado apenas duas vezes após a volta de Zidade ao clube.

6th April 2019, Santiago Bernabeu, Madrid, Spain; La Liga football, Real Madrid versus Eibar; Sergio Reguilon (Real Madrid) breaks on the ball during the match (photo by Leonardo Prieto/Action Plus via Getty Images)

Não é novidade para ninguém que o técnico francês tem uma grande admiração pelo futebol de Marcelo. Tanto que em seu primeiro jogo após o retorno, tratou de colocar o brasileiro de volta no time, na vitória diante do Celta de Vigo, por 2×0. Alguns portais espanhois dão conta que existe um problema pessoal (Não confirmado oficialmente) entre Luca Zidade, filho de Zidane e goleiro do Real Madrid, e Reguilón. Fato que pode fazer com que o jovem espanhol perca ainda mais espaço e seja emprestado, ainda mais com a chegada já confirmada de Ferland Mendy, ex-Lyon.

O jogador francês, de 23 anos, acertou um vínculo de 6 temporadas com o clube merengue, válido até 30 de junho de 2025. Na última temporada, ele disputou 44 partidas, fez três gols e deu três assistências, chamando atenção dos gigantes europeus. Os valores não foram divulgados, mas especulasse que o preço da transferências fiquem em torno dos 50 milhões de euros (cerca de R$217 milhões).

Mendy Ferland of Lyon and Pepe Nicolas of Lille during the Ligue 1 match between Lyon and Lille at Parc Olympique on May 5, 2019 in Lyon, France. (Photo by Romain Biard/Icon Sport via Getty Images)

Mendy é um lateral extremamente físico, muito bom defensivamente, que também apoia com bastante qualidade, dando profundidade ao time, e levando uma segurança defensiva muito maior na ala esquerda, que Marcelo, por exemplo. Tanto que foi convocado para a seleção francesa, por Didier Deschamps e segue fazendo bons jogos. O francês tem um potencial gigantesco, podendo vir até há ser o sucessor do camisa 12, em Madrid.

A pergunta que não quer calar: O que Zidane irá fazer e quem será o titular do Real Madrid na temporada? A concorrência vai ser boa, mas acho que teremos que esperar mais um pouco, pois muita coisa pode acontecer nesta janela de transferências, como no caso de Reguilón, que tem o futuro incerto no clube. Mas o caminho mais “natural” é que Marcelo mantenha sua posição no time principal, até pela “hierarquia” que Zizou tanto preza, porém, agora com uma sombra francesa que está jogando o fino da bola e pedindo passagem.

Anúncios