Real Madrid lidera ranking da UEFA pelo quinto ano seguido

Merengues não fizeram boa temporada, mas mantiveram liderança por conta do acumulado de anos anteriores

Mesmo com atuações e resultados abaixos do esperado, o Real Madrid termina mais uma temporada (a 5ª seguida) como o líder do ranking da UEFA com 146 mil pontos. Neste ano, devido ao péssimo Campeonato Espanhol e precoce eliminação na Liga dos Campeões, foram apenas 19 mil pontos somados pelos merengues.

O Barcelona é o clube que aparece logo em seguida no rol, acumulando 138 mil pontos. Os culés, que chegaram à semi-final da UCL e que venceram o certame nacional, diminuiram a diferença para o Madrid em comparação à temporada passada, mas seguem, de certa forma, distantes dos rivais. Para fechar o ‘Top 3’, com 128 mil pontos, está o Bayern de Munique.

Domínio espanhol

Apesar do ótimo ano feito pelos ingleses (colocaram 4 times nas finais europeias; 2 na Liga Europa e 2 na Liga dos Campeões), são os espanhóis que ainda dominam o cenário do futebol europeu. Na lista divulgada pela UEFA, além de Real (1º) e Barça (2º) liderarem, o Atlético de Madrid ocupa a quarta colocação e o Sevilla, recentemente tricampeão da Liga Europa, fica no sétimo lugar, à frente de clubes com orçamentos muito superiores como Arsenal e PSG.

Outro dado que mostra a soberania espanhola nas últimas temporadas é o ranking que leva em consideração o desempenho dos clubes de cada federação. Neste, a Espanha também lidera com larga vantagem: 103 mil pontos contra 85 mil da Inglaterra, segunda colocada. Com 74 mil, a Itália completa o pódio do quesito.

Foto: Europa Press

Anúncios