Solari sobre Vinicius: “Sua evolução é fantástica e surpreendente, temos que cuidar dele”

Após a vitória do Real Madrid em casa contra o Girona, pela primeira partida das Quartas de Final da Copa do Rei da Espanha, o técnico Santiago Solari falou com os jornalista na sala de imprensa e se mostrou satisfeito com o resultado, mas atento a volta, para ele a eliminatória ainda está aberta.

“A forma de jogar muda a cada partida. Temos que ter energia para conseguir isso, importa tanto quanto a tática, a qualidade”, disse Santiago aos jornalistas ali presentes. “Estamos satisfeitos com o jogo, com a energia depositada, a entrega… mas a eliminatória está aberta”.

Quanto a Vinicius Júnior, que fez outra excelente partida e se tornou o maior assistente do Real Madrid na temporada com 8 assistências, Solari não poupou elogios: “Tem demonstrado um grande crescimento. Já demonstrava coisas antes de vir (ao Real Madrid) e agora faz isso aqui, na primeira equipe. Tem 18 anos e vai crescer, mas é atrevido. Tomara que continue nesse caminho”, disse o técnico. Santiago também lembrou que o jovem brasileiro tem o apoio dos mais velhos: “Ele tem o apoio dos jogadores mais velhos do elenco. A cada partida, é importante que tenha Bale, Asensio, Karim, próximos dele, para que Vinicius continue nesse caminho. É muito jovem, sua evolução é fantástica e surpreendente. Temos que cuidar dele”.

Confira outras declarações de Solari:

Campeonato Espanhol pela frente: “O futebol sempre tem a cor da competição. Agora temos pela frente o Campeonato Espanhol e queremos ganhar para nos aproximarmos (do líder Barcelona). É inevitável ficar mais contante quando se ganha do que quando se perde. Quando o trabalho reflete no resultado, isso contagia. Tivemos partidas onde isso não aconteceu. A equipe está muito bem.

Boa vantagem para o jogo de volta? “Fizemos tudo que era possível para terminarmos com a maior vantagem, no primeiro tempo merecíamos mais mas eles marcaram rápido e no segundo tempo teve o pênalti. É claro que isso te pressiona quando numa eliminatória o visitante marca um gol na sua casa”.

Troca de jogadores, poupando? “Você precisa pensar em tudo, há muitas coisas no futebol e a distribuição entre elas afeta. Também tem o calendário, o sistema do jogo e o rival, tudo isso influencia na hora de fazer uma substituição”.

Momento difícil passou? “O futebol é uma junção de coisas. Passa pelo físico, pelo ânimo… não se pode separar essas coisas”.

Qual é o objetivo na Copa do Rei?  “Nosso objetivo é cada uma das competições, cada partida”.

Vinícius e Benzema, uma parceria boa? “As vezes há uma química entre dois jogadores. É algo natural, instintivo. É bonito quando acontece”.

Sobre Karim Benzema: “Hoje ele marcou e tem sido fundamental para o desenvolvimento do jogo, nos ajuda na criação, na definição e quanto defendemos. É muito generoso”.

Gol de Sergio Ramos: “Ele pode jogar também de atacante, Ramos é um guerreiro e hoje ele marcou dois gols”.